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Validação de um teste de inteligência infantil - Wisc III

Processo: 98/03556-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Solange Muglia Wechsler
Beneficiário:Patrícia Waltz Schelini
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência   Testes psicológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Psicologica | Inteligencia | Testes Psicologicos | Wisc

Resumo

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) além de ser um dos instrumentos com maiores índices de validade e fidedignidade demonstradas é a técnica de avaliação da inteligência infantil que mais produz artigos nacionais e internacionais, sendo também largamente utilizada pelos psicólogos. Entretanto, no Brasil há uma carência de estudos que visem à adaptação e validação desse instrumento às características culturais do país. Considerando a importância do WISC como instrumento de avaliação psicológica, bem como a necessidade de dar continuidade à Dissertação de Mestrado da Autora, na qual foram realizadas propostas de adaptação e validação dos sub-testes verbais do WISC III, este estudo objetivará: (1) constatar a influência das variáveis idade, sexo e nível sócio-econômico no desempenho dos sub-testes verbais e de execução da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças-Terceira Edição; (2) verificar se a ordem crescente de dificuldade dos itens dos sub-testes do WISC III é adequada às crianças brasileiras; (3) estabelecer a adaptação e validação dos sub-testes de execução do WISC III; (4) estabelecer os índices de precisão dos sub-testes de execução do WISC III adaptados e validados para uso no Brasil. A amostra de sujeitos será constituída por 440 crianças/adolescentes com idade variando entre 6 e 16 anos. O material utilizado consistirá nos sub-testes verbais e de execução do WISC III, sendo' que, no que diz respeito aos sub-testes verbais, deverão ser adotadas as propostas de adaptação ao meio cultural brasileiro, realizadas pela Autora em sua Dissertação de Mestrado. Os resultados do presente estudo deverão proporcionar: (1) a verificação da significância da influência das variáveis idade, sexo e tipo de escola sobre o desempenho dos sujeitos; (2) a constatação da adequação de cada item dos sub-testes à amostra de crianças brasileiras; (3) a verificação da presença de uma ordem crescente de dificuldade dos itens; (4) a análise da validade interna do conjunto de sub-testes do WISC III; (5) a apresentação de sub-testes adaptados e validados à realidade brasileira. Este projeto, portanto, pretende viabilizar a adequada utilização do WISC III no Brasil, contribuindo na tentativa de rompimento de um padrão caracterizado pelo uso de um instrumento de avaliação psicológica dissociado de estudos que investiguem o desempenho de sujeitos brasileiros. (AU)

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