Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição e estrutura da comunidade de aves na paisagem fragmentada do Pontal do Paranapanema

Processo: 02/01746-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Alexandre Uezu
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Aves

Resumo

A fragmentação originária da ocupação antrópica é um fenômeno global que ameaça a diversidade da flora e fauna. Dentre os fatores que têm sido levantados como influenciadores nos processos biológicos em áreas fragmentadas estão: o histórico de perturbação; a estrutura espacial da paisagem; e a presença de "stepping stones". O desenho experimental do estudo foi planejado para testar estes parâmetros para a avifauna na paisagem fragmentada do Pontal do Paranapanema. Foram selecionadas 26 áreas, sendo oito fragmentos grandes (>400 ha), seis médios (100 a 200 ha) e seis pequenos (<60 ha) e seis áreas no Parque Estadual do Morro do Diabo (controle, com 36000 ha). Os fragmentos também se diferenciam quanto ao tempo de isolamento (seis a aproximadamente 40 anos, oito a 30 anos e seis a menos de 20 anos) e à presença de "stepping stones" os interligando. O levantamento das aves será feito pelo método do IPA, índice pontal de abundância. A análise dos dados se dará no nível de populações, comunidades, e grupos funcionais. Análises genéticas também serão feitas para algumas espécies, para verificar se a fragmentação acarreta em perda de variabilidade genética e se existe uma maior proximidade genética entre populações conectadas por "stepping stones" em relação às isoladas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UEZU, ALEXANDRE; METZGER, JEAN PAUL. Time-Lag in Responses of Birds to Atlantic Forest Fragmentation: Restoration Opportunity and Urgency. PLoS One, v. 11, n. 1 JAN 28 2016. Citações Web of Science: 11.
UEZU, ALEXANDRE; METZGER, JEAN PAUL. Vanishing bird species in the Atlantic Forest: relative importance of landscape configuration, forest structure and species characteristics. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 20, n. 14, p. 3627-3643, DEC 2011. Citações Web of Science: 27.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Composição e estrutura da comunidade de aves na paisagem fragmentada do Pontal do Paranapanema. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.