Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro e in vivo dos efeitos do ativador de guanilato ciclase solúvel BAY 41-2272: papel na ereção peniana

Processo: 02/03393-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Gilberto de Nucci
Beneficiário:Juliana Signori Baracat
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ereção peniana   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erecao Peniana | Oxido Nitrico

Resumo

Durante a última década, vários trabalhos identificaram o NO como sendo o principal mediador envolvido no processo da ereção peniana. Esta substância oriunda do endotélio sinusoidal ou de fibras nervosas nitrérgicas é liberada face a estímulos químicos (acetilcolina, bradicinina, etc.) ou estimulação nervosa in vitro e in vivo. O NO liberado difunde-se para o músculo liso adjacente do corpo cavernoso e das arteríolas do sistema sinusoidal, ativando a GCs e, conseqüentemente elevando os níveis de GMPc. Tal efeito culmina no relaxamento do tecido cavernoso, mecanismo essencial para o desenvolvimento da resposta erétil. Desta forma, substâncias que modulam os efeitos do GMPc apresentam grande potencial terapêutico no tratamento da disfunção erétil. O citrato de sildenafil (Viagra), por exemplo, é um inibidor seletivo da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), enzima responsável pelo metabolismo do GMPc. Desta forma, o sildenafil ao impedir a hidrólise do GMPc, favorece o desenvolvimento da ereção peniana em resposta ao NO, bem como a doadores de NO. Foi descrita recentemente uma nova classe de moléculas que ativam diretamente a GCs por um mecanismo distinto do NO, como o YC-1 e o BAY 41-2272 (bem como seu análogo BAY 41-8543). Portanto, estes agentes representam uma nova série de compostos com grande potencial no tratamento da disfunção erétil. Este projeto visa avaliar in vitro e in vivo os efeitos do BAY 41-2272 no processo da ereção peniana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARACAT, Juliana Signori. Avaliação in vitro e in vivo dos efeitos do ativador da guanilil ciclase soluvel BAY 41-2272 na ereção peniana. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.