Busca avançada
Ano de início
Entree

O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno

Processo: 02/06629-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria José Rodrigues Faria Coracini
Beneficiário:Juliana Santana Cavallari
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imaginário   Ensino e aprendizagem   Identidade linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Identidade | Identificacao | Imaginario | Interdiscurso

Resumo

O propósito deste estudo é analisar a constituição da 'identidade' do sujeito-aluno, a partir do olhar do outro (professor) e das imagens que estão em funcionamento tanto no discurso de professores como no discurso de alunos a respeito de si e do outra, tendo em vista que, ao falar do outro, fala-se de si mesmo. Pretendemos, então, observar o efeito do discurso de professores de inglês como língua estrangeira (LE), na constituição da identidade imaginária do sujeito, aluno de língua inglesa (LI), considerando que as imagens com as quais nos identificamos são a conjugação de imagens enviadas pelo outro (cf. Coracini, 2002). Para tanto, buscaremos vislumbrar o imaginário em relação ao aluno, através da observação de avaliações formais (provas), às quais os alunos são submetidos, e de constantes julgamentos realizados pelo professor em relação ao aluno, no contexto escolar. Em suma, pretendemos abordar as imagens que o professor faz do aluno, através do discurso avaliador do professor, que é perpassado pelo discurso jurídico, moral e religioso, de modo a salientar as consequências do julgamento do sujeito-professor para a constituição da 'identidade' imaginária do sujeito-aluno e para o seu desempenho no processo de ensino/aprendizagem de LI. Do ponto de vista teórico, o presente projeto de pesquisa situa-se na interface entre a análise do discurso, o desconstrutivismo e alguns conceitos psicanalíticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.