Busca avançada
Ano de início
Entree

A ideologia no ensino de ingles como lingua estrangeira em tres diferentes contextos escolares.

Processo: 01/00935-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Elias Ribeiro da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dominacao Cultural | Ensino De Ingles | Ideologia

Resumo

Este projeto de pesquisa, de natureza etnográfica, tem por objetivo desenvolver uma reflexão acerca do fenômeno do "imperialismo lingüístico" ou "pós-colonialismo", tendo em vista, que se pretende investigar o possível conteúdo ideológico presente no ensino de inglês como língua estrangeira. Em um âmbito mais restrito, objetiva investigar como professores de inglês, de diferentes contextos, percebem e interagem com a possível motivação ideológica presente no ensino da língua inglesa assim sendo, o trabalho se justifica na medida em que os resultados obtidos poderão servir como fonte teórica para cursos de formação de professores e para professores já em atividade, os quais, muitas vezes, assumem, inconscientemente, o papel de agentes dessa ideologia por meio de sua prática docente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)