Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do armazenamento prolongado em agua sobre a resistencia de uniao entre resinas para reembasamento e resina para base de protese.

Processo: 02/10622-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ana Lucia Machado
Beneficiário:Andréa Azevedo Lazarin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas acrílicas   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Reebasamento Imediato | Resinas Acrilicas | Resistencia De Uniao

Resumo

As resinas desenvolvidas para o reembasamento imediato apresentam composição diferente das resinas autopolimerizáveis convencionais, tornando-as mais adequadas para utilização intra-oral. Tendo em vista o reduzido número de trabalhos na literatura, temos desenvolvido alguns estudos para um melhor entendimento do comportamento dessas resinas. Esses estudos são particularmente importantes considerando-se o contínuo desenvolvimento de novos materiais, que ainda estão sendo avaliados. Uma das propriedades relevantes para o sucesso do reembasamento, é a resistência de união entre resina de base/material reembasador, para se prevenir a infiltração na interface, o desenvolvimento de microrganismos e a separação completa dos materiais. Além disso, a união obtida, inicialmente, deve ser mantida durante a utilização da prótese. Tem sido observado, no entanto, que a água absorvida pelas resinas atua como um plastificante, o que poderia diminuir as propriedades mecânicas dos materiais bem como comprometer a resistência de união entre eles. Dessa forma, o objetivo deste projeto será avaliar o efeito do armazenamento prolongado em água sobre a resistência de união entre uma resina de base e quatro resinas para reembasamento, por meio de teste de cisalhamento. Os testes serão realizados em uma máquina de ensaios (MTS) imediatamente após a obtenção dos corpos-de-prova e após o armazenamento em água a 37ºC, por períodos de 1 semana, 3 e 6 meses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAZARIN, Andréa Azevedo. Efeito do armazenamento prolongado em água sobre a resistência de união entre resinas para reembasamento e resina para base de prótese. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.