Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das atividades biologicas da crotoxina e suas subunidades apos modificacao quimica de alguns aminoacidos. modulacao da atividade de diferentes fosfolipases a2 botropicas pela crotapotina.

Processo: 00/06359-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Alessandra Lourenço Cecchini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Modificação química   Fosfolipases A2   Crotoxina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Biologica | Crotopotina | Crotoxina | Fosfolipase A2 | Modificacao Quimica

Resumo

Crotoxina, o principal componente da peçonha de cascavel (Crotalus durissus terrificus) foi a primeira neurotoxina de origem animal a ser isolada e cristalizada, apresentando, também atividades miotóxica e hemolítica. Esta toxina e constituída por duas subunidades, uma proteína básica, a fosfolipase A2 tóxica e enzimaticamente ativa e uma proteína não tóxica acida chamada crotapotina. As duas subunidades da crotoxina agem de forma sinérgica. Apesar de não ser tóxica, a crotapotina inibe a atividade enzimática e aumenta a letalidade da PLA2 em mais de 10 vezes quando as duas subunidades são injetadas intraperitonealmente em camundongos. Objetivando-se investigar a ação da crotapotina sobre a PLA2 serão realizadas modificações químicas dos resíduos de histidina, triptofano, tirosina e lisina em ambas as moléculas. Será feito o mesmo estudo em relação à crotapotina nativa e modificada sobre diversas outras fosfolipases. Serão realizados os seguintes testes: 1) atividade fosfolipásica; 2) determinação da DL50; 3) atividade edematogênica; 4) aticoagulante; 5) miotóxica; e 6) hemolítica indireta. A exploração de uma substancia como a crotapotina pode ser de grande utilidade no desenvolvimento de uma nova classe de fármacos, bem como uma ferramenta de estudo dos processos que envolvem a participação da PLA2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)