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O impacto diferencial da gravidade de intercorrências neonatais no desenvolvimento psicológico de crianças na fase escolar

Processo: 00/13865-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Maria Beatriz Machado Bordin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Recém-nascido de baixo peso   Avaliação psicológica   Desenvolvimento cognitivo   Desenvolvimento emocional   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Comportamento | Crianca Em Risco | Desenvolvimento Cognitivo | Desenvolvimento Emocional | Pre-Termo E Baixo Peso

Resumo

Objetivo: avaliar indicadores do desenvolvimento cognitivo, emocional; comportamental e de aprendizagem de crianças nascidas pré-termo e com muito baixo peso (< 1.500g) diferenciadas quanto ã gravidade da condição neonatal, comparadas a crianças nascidas com baixo peso entre 2.000 e 2.500g (baixo peso limítrofe) e a termo com peso acima de 2.500g. Amostra: composta por 80 crianças em idade escolar, subdivididas igualmente em quatro grupos: a) grupo Muito Baixo Peso associado a comprometimento severo - MBPS; b) grupo Muito Baixo Peso associado a comprometimento moderado - MBPM; c) grupo Baixo Peso Limítrofe - BPL; d) grupo A Termo - AT. Procedimento: os sujeitos serão pareados quanto ao sexo e ano de nascimento. Serão realizadas duas sessões com a criança. Na primeira sessão aplicação do Desenho da Figura Humana de Goodenough e do TDE; na segunda sessão aplicação do RAVEN - Escala Especial e do Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Geométricas. Com as mães das crianças dos grupos MBPS, MBPM e BPL: uma sessão para aplicação da Escala de Comportamento Infantil A2 de Rutter e de um questionário sobre desenvolvimento, comportamento, condições de aprendizagem e do ambiente familiar da criança; com as mães do grupo AT os mesmos instrumentos serão auto - administrados. Será realizada análise comparativa entre os resultados da avaliação psicológica dos diferentes grupos. (AU)

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