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Procedimentos para ensino de reconhecimento de palavras: pareamento palavra impressa - palavra ditada com e sem atraso e com "fading out" da palavra ditada.

Processo: 98/03487-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Alex Eduardo Gallo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento sexual   Controle do estímulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Sem Erro | Aquisicao De Leitura | Comportamento Sexual | Controle De Estimulos | Estimulos Compostos | Fading

Resumo

Este estudo faz parte de um programa de pesquisas mais amplo que investiga procedimentos para o ensino de leitura. Neste trabalho será investigada a aquisição de comportamento textual pela transferência de controle de estímulos de comportamento ecóico para comportamento textual, fazendo uso do controle de estímulos para o ecóico, que geralmente já está bem instalado na população a ser estudada. O procedimento empregará a palavra falada juntamente com a palavra impressa. A tarefa da criança consistirá em falar a palavra. O estudo empregará 120 crianças divididas em 3 condições. Na primeira condição, a apresentação dos dois tipos de estímulos será sempre simultânea. Na segunda, a apresentação da palavra será simultânea, mas o volume da voz será gradualmente reduzido ao longo de blocos de tentativas. Na terceira, haverá um atraso gradualmente crescente para a apresentação da palavra falada, de modo que o aprendiz poderá passar a antecipar, dizendo a palavra na presença do texto, antes da apresentação do estímulo auditivo. Cada condição terá quatro subgrupos, nos quais serão variados o número de ciclos de treino (5 ou 10 ciclos) e a presença ou não de conseqüências reforçadoras. Serão ensinados e testados 50 substantivos concretos extraídos de livros de histórias infantis, que serão empregados posteriormente para teste de generalização de leitura. As palavras impressas serão apresentadas na tela de um microcomputador e as palavras ditadas serão previamente gravadas (voz humana) e reproduzidas por meio de alto-falante acoplado ao computador. Ao final dos ciclos de treino (5º para dois subgrupos e 10º para outros dois subgrupos) a leitura será testada pela apresentação apenas da palavra impressa. (AU)

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