Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem e depressao infantil.

Processo: 99/00195-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Telma Pantano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psiquiatria infantil   Depressão infantil   Linguagem   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognicao | Depressao Infantil | Linguagem | Psiquiatria Infantil

Resumo

Pouco se sabe da organização da linguagem de crianças com depressão. Em adultos, sabe-se que há prejuízos significativos das funções e do funcionamento cognitivo, mas até mesmo pelo diagnóstico em depressão infantil ser bastante recente, os conhecimentos nessa área de pesquisa encontram-se bastante escassos. O objetivo deste trabalho é avaliar os aspectos cognitivos relacionados com a linguagem de 20 crianças com esse diagnóstico (10 em tratamento há um ano e 10 no início do tratamento) e 10 formando o grupo controle. Como procedimentos serão realizadas consultas ao prontuário e aplicações do protocolo MT modificado (Beta), que consiste em dois cadernos com provas de diferentes níveis lingüístico. As provas visam avaliar a linguagem oral e escrita. Serão utilizados textos visando à recordação livre e a memória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)