Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da mulher no drama romântico brasileiro

Processo: 99/09921-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Vilma Sant Anna Areas
Beneficiário:Sandra Botelho Rosa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romantismo   Amor   Mulheres   Teatro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amor | Mulher | Personagem | Romantismo | Sociedade | Teatro

Resumo

O objetivo deste projeto é propor uma pesquisa que tem a intenção de examinar a condição da mulher na sociedade brasileira do século XIX, através do modo pelo qual foi representada na produção teatral do período. Como se sabe o dezenove foi um momento de grandes mudanças na Europa, com reflexos no Brasil: as revoluções mudaram as bases da sociedade e, conseqüentemente, uma nova forma de ver e pensar o mundo foi inevitável. Estamos no período romântico. Na França, Victor Hugo, atribuiu um novo sentido à arte, que rompe com os modelos clássicos para representar o homem na sua total complexidade, sem excluir o real, de uma forma poética, mas ao mesmo tempo natural. Idealismos e euforia patriótica não faltaram, também, aos nossos escritores que se empenharam na busca de uma identidade cultural própria. Principalmente, na produção dramatúrgica, foi possível concretizar as inovações, que romperam com as velhas unidades clássicas, representando no palco a vida e suas paixões através de personagens repletos de vida interior. Novas funções foram incupidas à mulher na sociedade e a partir das novas relações que se estabeleceram, cabe saber como as personagens femininas foram retraradas por nossos grandes autores românticos, tais como, José de Alencar, Gonçalves Dias, Castro Alves, Álvares de Azevedo e Paulo Eiró. Um estudo aprofundado da I mulher na produção teatral romântica enriquecerá as informações e análises sobre esse período no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Sandra Botelho. A mulher no teatro romantico brasileiro. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.