Busca avançada
Ano de início
Entree

Flavanonas em Citrus: ocorrência e efeito do processamento

Processo: 01/12652-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Celia Maria de Sylos
Beneficiário:Lilian Maria Moura
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Flavanonas   Cromatografia líquida de alta eficiência   Frutas cítricas   Flavonoides

Resumo

Os flavonóides são compostos polifenólicos encontrados em frutas e vegetais e alguns podem apresentar propriedades benéficas à saúde como anticarcinogênica/antiinflamatória, anticoagulante, antioxidante entre outras. Os flavonóides são divididos em cinco classes: antocianidinas, catequinas, flavanonas, flavonas e flavonóis. Também podem conferir aos alimentos adstringência e amargor. As principais flavanonas encontradas em frutas cítricas são a naringina, hesperidina e narirutina. O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas e de suco de laranja concentrado, ocupando o estado de São Paulo o primeiro lugar. Estudar a composição de flavononas de algumas cultivares de frutas cítricas cultivadas no país é importante, uma vez que a presença de certas flavononas podem trazer problemas para a indústria cítrica. As flavanonas são responsáveis pelo amargor dos sucos de frutas, mas, também podem possibilitar a identificação de adulteração de sucos cítricos, uma vez que certas flavanonas são específicas de algumas variedades. Os objetivos do projeto são identificar e quantificar as principais flavanonas presentes nas variedades de laranja pêra e valência e das tangerinas murcote, cravo e ponkan, e estudar o efeito do processo de concentração de sucos sobre as flavanonas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, Lilian Maria. Flavanonas em citrus : ocorrência e efeito do processamento. 73 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.