Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes proteicas da membrano eritrocitaria na eliptocitose hereditaria.

Processo: 92/04140-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1993
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1994
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Patricia Helena Lucas Pranke
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A eliptocitose hereditária (EH) compreende um grupo heterogêneo de alterações caracterizadas pela forma elíptica das hemácias. O quadro clínico e variável e os sintomas básicos são os clássicos da anemia hemolítica. Na última década, numerosas alterações protéicas conducentes à EH foram descritas e podem ser classificadas em: alterações na espectrina e defeitos ou ausência da proteína 4.1. Aparentemente, algumas dessas alterações são características de determinadas populações. Os dados dessas alterações na população brasileira são praticamente desconhecidos. Assim, o objetivo deste trabalho será detectar as anormalidades proteicas da membrana eritrocitária em portadores de EH encaminhados ao HC UNICAMP através de isolamento e solubilização da membrana eritrocitária e posterior fracionamento em gel desnaturante de poliacrilamida: Sistema Laemmli - 12% acrilamida e Sistema Fairbanks - gradiente exponencial 3.5 a 17% acrilamida. Nos casos em que a eletroforese inicial não detectar anormalidades, será levado a efeito a extração de espectrina a 0ºC e fracionamento em gel não desnaturante (2.5% acrilamida/0.3% agarose). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRANKE, Patricia Helena Lucas. Alterações proteicas da membrana eritrocitaria na eliptocitose hereditaria e Eliptocitose Adquirida. 1994. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.