Busca avançada
Ano de início
Entree

Os caixeiros no rio rio de janeiro (1850 a 1912).

Processo: 99/01240-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Sidney Chalhoub
Beneficiário:Fabiane Popinigis
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comércio   Relações de trabalho   Rio de Janeiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caixeiros | Comercio | Peternalismo | Relacoes De Trabalho | Rio De Janeiro

Resumo

O Presente projeto propõe a investigação mais aprofundada das relações de trabalho no interior das casas comerciais do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1850 e 1912. O ponto de partida foi o movimento pelo "fechamento das portas", que consistia na reivindicação de uma regulamentação do horário de trabalho nos estabelecimentos comerciais pelos empregados do comércio. Um dos argumentos mais usados pelos caixeiros em favor de sua causa era o do crescente declínio das possibilidades de subirem na hierarquia do comércio. Teria sido a crença na possibilidade de tornarem-se patrões que os faria suportar as "agruras" de seu trabalho. Suas reivindicações muitas vezes apresentavam-se como "pedidos" aos patrões. Alguns deles "concediam" as condições de trabalho que seus caixeiros lhes "pediam", outros não. Com o passar dos anos a necessidade de uma legislação que regulamentasse o trabalho no comércio foi gradativamente assumida pelos caixeiros e sua luta institucional tomou-se mais constante até a aprovação da lei em 1912. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POPINIGIS, Fabiane. Operarios de casaca?: relações de trabalho e lazer no comercio carioca na virada dos seculos XIX e XX. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.