Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronizacao da tecnica de deteccao da 21 deoxicortisol e sua aplicabilidade no diagnostico da hiperplasia adrenal congenita.

Processo: 97/05365-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Claudio Elias Kater
Beneficiário:Vania de Fatima Tonetto Fernandes
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Na hiperplasia adrenal congênita (HAC) a deficiência de 21 OH ase ocorre em cerca de 90% dos casos. Caracteriza-se, principalmente, pela superprodução de 17 OH Progesterona (17 OH P), ocorrendo acúmulo deste precursor e de 21 deoxicortisol (21 DOF), que é produto de uma via alternativa onde a 17 OH P sofre uma 11-hidroxilação sem uma reação prévia de 21-hidroxilação. A padronização da técnica de detecção da 21 DOF e sua aplicabilidade no diagnóstico e controle terapêutico da HAC será desenvolvida. Pacientes portadores de HAC, forma clássica, com ou sem deficiência de mineralocorticóide serão estudados. Cada indivíduo receberá 0,25 mg de ACTH sintético endovenoso, por via periférica. As amostras de sangue serão colhidas nos tempos de 0 e 60 minutos após a admnistração do ACTH. Com o emprego de um anticorpo específico e de cromatografia prévia, esperamos obter resultados que revelem a sensibilidade e especificidade do método. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VÂNIA TONETTO-FERNANDES; LUCIANE M. RIBEIRO-NETO; IEDA T.N. VERRESCHI; JEAN FIET; JOSÉ GILBERTO H. VIEIRA; CLAUDIO E. KATER. Desenvolvimento de um radioimunoensaio para 21-deoxicortisol sérico e sua potencial aplicação no diagnóstico da hiperplasia adrenal congênita. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 47, n. 2, p. 171-176, . (97/05365-2)