Busca avançada
Ano de início
Entree

Tolerancias ecofisiologicas, colonizacao do substrato, inimigos naturais e distribuicao de isognomon bicolor (mollusca: bivalvia: isognomonidae) em costoes rochosos do litoral norte de sao paulo.

Processo: 01/07006-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Lembo Duarte
Beneficiário:Renato Pires de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia   Predação   Costões rochosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bivalve | Costao Rochoso | Ecofisiologia | Isognomon Bicolor | Litoral Paulista | Predacao

Resumo

O bivalve Isognomon bicolor, conhecido por ocorrer apenas em Atol das Rocas na década de 70, tem expandido amplamente sua distribuição geográfica na costa brasileira nos últimos anos, hoje em dia é bastante comum em costões rochosos do litoral sudeste e sul. Observações preliminares indicam que este bivalve pode ocupar porções consideráveis dos costões onde ocorre, provavelmente com alto impacto sobre as populações tradicionais destes ambientes. Este trabalho tem por objetivos o esclarecimento dos padrões de distribuição, de tolerâncias à salinidade e temperatura e de interações interespecificas de Isognomon bicolor. Em primeiro lugar será realizada uma avaliação sobre a atual distribuição geográfica de Isognomon bicolor e possível taxa de expansão deste bivalve no litoral norte de São Paulo. Paralelamente serão efetuados bioensaios sobre as tolerâncias da espécie à salinidade, temperatura e dessecação. Complementarmente serão determinados os predadores de Isognomon bicolor e a preferência alimentar destes, considerando as outras espécies potenciais de presas da região entremarés. O conjunto destas análises ajudará a definir as razões pelas quais esta espécie possa se tornar dominante numa faixa tradicionalmente ocupada por espécies nativas, podendo servir como subsídio para futuros maneios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)