Busca avançada
Ano de início
Entree

Negros do porto: cultura e trabalho no Rio de Janeiro da Belle Époque

Processo: 02/04635-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Clementina Pereira Cunha
Beneficiário:Erika Bastos Arantes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Negros   Cultura afro-brasileira   Rio de Janeiro (RJ)   Escravos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano | Cultura | Negros | Porto | Rio De Janeiro | Trabalhadores Urbanos

Resumo

O trabalho no porto do Rio de Janeiro, desde os tempos da escravidão, tinha como característica a presença do negro. Por se organizar, principalmente, através do regime de mão-de-obra "avulsa", o trabalho no porto era bastante propício aos escravos de ganho que precisavam garantir o jornal de seus senhores. Mesmo com o fim da escravidão e as políticas imigrantistas, que pretendiam fazer do trabalhador nacional o branco europeu, a presença negra continuou a ser marcante no porto, absorvendo grande parte da população de negros que saiam da Bahia rumo ao Rio de Janeiro. Esse projeto tem como objetivo principal estudar os trabalhadores negros do porto, destacando principalmente as relações para além do trabalho. Procuraremos abordar o cotidiano e as redes de sociabilidade constituídas na zona portuária, local de convivência e moradia para maior parte desses trabalhadores. Enfocaremos a zona portuária, chamada de "Pequena África" por muitos, como espaço privilegiado às manifestações culturais e tradições negras, atentando para as trocas e práticas culturais compartilhadas com outros segmentos étnicos e sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Erika Bastos. O porto negro: cultura e trabalho no Rio de Janeiro dos primeiros anos do sec. XX. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.