Busca avançada
Ano de início
Entree

Afro-descendentes brasileiros e descendentes de imigrantes luso-africanos nas escolas de campinas e hortolandia.

Processo: 03/04562-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Neusa Maria Mendes de Gusmão
Beneficiário:Marciele Nazaré Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração   Grupos étnicos   Negros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnia | Imigracao | Negro

Resumo

O presente projeto tem por objetivo buscar investigar e compreender a inserção de crianças afro-descendentes brasileiras e descendentes de luso-africanos nas escolas de Campinas e Hortolândia, o modo como lidam com a diferença, com a diversidade, a constituição de suas identidades e o que seus imaginários trazem acerca destas questões. A abordagem metodológica será a da história oral, depoimentos orais serão importantes para dar voz às crianças, bem como representações em forma de desenho e escrita. Serão utilizados, ainda, entrevistas e serão realizadas observações participantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.