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Processos dialogicos de bebes no decorrer do primeiro ano de vida.

Processo: 03/04605-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Adriana Mara dos Anjos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14075-5 - Significação e dialogia na perspectiva da rede de significações, AP.TEM
Assunto(s):Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Microgenetica | Educacao Infantil | Interacao De Bebes | Primeiro Ano De Vida | Processos Dialogicos | Rede De Significacoes

Resumo

Processos interativos de bebês no primeiro ano de vida têm ocorrido freqüentemente, em ambientes infantis coletivos. Revisão bibliográfica (1978 a 2002) revelou que investigações sobre interações de crianças têm se dado a partir de diferentes concepções, focos e metodologias de coleta e análise. Partiremos da concepção walloniana de desenvolvimento humano e da perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações. Neste enfoque entendemos que o ser humano é um ser complexo, desde o nascimento, dotado de capacidades interativas, as quais têm como base os processos dialógicos intersubjetivos. Objetivamos verificar se, ao longo do primeiro ano de vida, ocorrem mudanças qualitativas na forma como se dão os processos dialógicos, nas interações de bebês. O material empírico será obtido do banco de dados Processos de adaptação de bebês à creche, que acompanhou o ingresso e a freqüência de 21 bebês (4-14 meses de idade ao ingresso), a uma creche universitária, o qual conta com um arquivo de 75 horas de gravação em vídeo. Sorteamos três bebês de 7, 9 e 11 meses, ao ingresso. Faremos edição cronológica das aparições e interações de cada um dos três sujeitos, nas gravações. A construção do corpus para análise será feita pela seleção de episódios interativos. A análise será processual ou microgenética dos episódios enquanto recurso de apreensão de cada fase do processo, a qual busca focalizar os processos de mudanças das pessoas em interação. (AU)

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