Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição ao estudo da linguagem em indivíduos com Doença de Huntington

Processo: 03/04048-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Letícia Lessa Mansur
Beneficiário:Mariana Jardim Azambuja
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Huntington   Desenvolvimento da linguagem   Desenvolvimento motor   Memória operacional   Memória semântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Doenca De Huntington | Funcoes Executivas | Linguagem | Memoria Operacional | Memoria Semantica

Resumo

A doença de Huntington (DH) é uma afecção heredodegenerativa do sistema nervoso central, caracterizada pela presença de movimentos involuntários (coréias), transtornos psiquiátricos e demência. O achado neuropatológico principal desta desordem é a atrofia dos núcleos da base. Poucos são os estudos que investigaram a linguagem na DH de forma ampla. Os mais recentes constatam alterações significativas, especialmente em tarefas que dependem do circuito fronto-estriatal. Outros estudos apontam a possibilidade de um comprometimento do sistema semântico. O objetivo deste estudo é caracterizar as alterações de linguagem na doença de Huntington. Além disso, pretende-se relacionar as manifestações de linguagem com a progressão da doença e com as alterações não lingüísticas predominantes: motora, cognitiva e psiquiátrica (depressão). Para tanto, serão investigados 30 indivíduos com DH, acompanhados no Ambulatório de Distúrbios do Movimento da Divisão de Clínica Neurológica do HCFMUSP. Eles serão avaliados através de Mini-exame do Estado Mental, da Escala Unificada para Avaliação da DH, da Escala de depressão de Montgomery e Asberg e de uma série de provas de linguagem, com ênfase em tarefas que envolvem memória operacional e funções executivas. O grupo controle será composta por 30 adultos sem antecedentes conhecidos de doença neurológica ou psiquiátrica ou alterações no desenvolvimento psicomotor e de linguagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZAMBUJA, MARIANA JARDIM; RADANOVIC, MARCIA; HADDAD, MONICA SANTORO; ADDA, CARLA CRISTINA; BARBOSA, EGBERTO REIS; MANSUR, LETICIA LESSA. Language impairment in Huntington's disease. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 70, n. 6, p. 410-415, . (03/04048-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZAMBUJA, Mariana Jardim. Contribuição ao estudo da linguagem em indivíduos com doença de Huntington. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.