Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao e quantificacao de acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melao em meio semi-seletivo.

Processo: 03/02746-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Otávio Machado Menten
Beneficiário:Vanessa Cristina Frare
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sementes   Quantificação   Detecção   Melão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deteccao | Meio Semi-Seletivo | Melao | Quantificacao | Sementes

Resumo

O melão é uma fruta de grande importância para o comércio de exportação de frutas do Brasil. A cultura do melão está sujeita a várias doenças que podem limitar sua produção, chegando até mesmo a dizimar completamente a cultura em certas regiões. Dentre essas doenças está à mancha-aquosa-do-melão, causada pela bactéria Acidovorax avenae subsp. citrulli (Aac), que tem como principal meio de transmissão a semente. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de meio semi-seletivo para detecção e identificação de Acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melão, para testes de rotina em laboratórios de patologia de sementes. Os isolados de Aac obtidos serão preservados em diferentes métodos. As atividades a serem realizadas são: teste de patogenicidade dos isolados, recebimento e cadastramento das amostras de sementes de melão, desenvolvimento de um meio semi-seletivo (com a realização de teste de antibióticos em meio de cultura, introdução de um agente antifúngico ao meio e testes de supressividade e repressividade), inoculação artificial de sementes de melão com Aac, comparação da eficiência de detecção de Aac por deposição das sementes no meio semi-seletivo e extração em meio liquido e repicagem no meio semi-seletivo, avaliação das amostras de sementes de melão através do método e meio semi-seletivo selecionados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRARE, Vanessa Cristina. Desenvolvimento de um meio semi-seletivo para detecção de Acidovorax avenae subsp. citrulli em sementes de melão (Cucumis melo L.). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.