Busca avançada
Ano de início
Entree

Biogeografia de opilioes gonyleptidae na mata atlantica, com revisao sistematica da subfamilia hernandariinae (arachnida, opiliones).

Processo: 03/02673-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Marcio Bernardino da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise cladística   Opiliona   Biogeografia   Mata Atlântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia | Cladistica | Hernandariinae | Mata Atlantica | Opiliones | Vicariancia

Resumo

Os opiliões que habitam a Mata Atlântica apresentam um grau de endemismo muito alto. Nos últimos anos, foram feitas revisões taxonômicas e hipóteses filogenéticas das espécies de algumas subfamílias de Gonyleptidae que apresentam distribuições gerais quase simpátridas na Mata Atlântica. Esses fatos credenciam os opiliões Gonyleptidae como bons instrumentos para o estudo de biogeografia vicariante e o entendimento da diversificação da fauna nessa área. Esse conhecimento é imprescindível para o estabelecimento de ações e áreas prioritárias para conservação. A subfamília Hernandariinae apresenta algumas espécies distribuídas na área em questão e existe a possibilidade de serem incluídas ao grupo algumas outras espécies. Toma-se necessária uma revisão sistemática para organizar a taxonomia do grupo e, com a hipótese filogenética construída, acrescentar mais dados para a análise biogeográfica. O projeto tem como objetivos, portanto, o desenvolvimento de hipóteses históricas de disjunção de áreas de endemismo na Mata Atlântica, através de métodos cladísticos, utilizando as filogenias de 6 subfamílias de Gonyleptidae, incluindo Hernandariinae; revisara taxonomia dessa subfamília; e discutir as hipóteses biogeográficas frente às outras informações climáticas e geomorfológicas pretéritas e de distribuição de outros organismos. A análise biogeográfica será feita com métodos de Análise de Componentes, Análise de Parcimônia de Brooks e "Three-area Statements". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIO BERNARDINO DASILVA; RICARDO PINTO-DA-ROCHA. Systematic review and cladistic analysis of the Hernandariinae (Opiliones: Gonyleptidae). Zoologia, v. 27, n. 4, p. 577-642, . (03/02673-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marcio Bernardino da. Biogeografia de opiliões Gonyleptidae na Mata Atlântica, com revisão sistemática de Hernandariinae (Arachnida, Opiliones). 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.