Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervencao nao-farmacologica no alivio da dor em recem-nascidos pre-termo: avaliacao do efeito de solucao de sacarose em doses repetidas.

Processo: 03/11588-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 15 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Cláudia Maria Gaspardo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12301-6 - Fatores de risco e proteção na idade escolar, AP.TEM
Assunto(s):Dor   Pré-termo   Sacarose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | Muito Baixo Peso | Nfcs | Pre-Termo | Sacarose | Uti-Neonatal

Resumo

O objetivo do estudo é verificar o efeito de solução de sacarose administrada em doses repetidas no alívio da dor em 25 recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso, em situação de procedimento invasivo de coleta de sangue, em comparação com um grupo controle de 25 RNPT, internados na UTI-Neonatal do HCFMRP Serão estabelecidos quatro momentos de avaliação que deverão ocorrer a cada 24 horas, com três fases de observação durante a coleta de sangue: Linha de Base, Punção e Recuperação. Durante a coleta de sangue para exames de rotina os bebês do grupo de intervenção receberão oralmente uma solução de 0,5 ml por Kg de sacarose a 25% dois minutos antes da fase de Punção e os bebês do grupo controle receberão uma dose de água estéril de acordo com o mesmo procedimento. Na primeira avaliação os bebês de ambos os grupos não receberão nenhum tipo de intervenção, para que estabeleça o padrão de reação à dor dos mesmos. A atividade facial dos bebês será filmada e analisada posteriormente pelo NFCS por um observador "cego" sobre as características do bebê. Os registros das observações serão sincronizados para análise dos dados, incluindo a combinação das respostas comportamentais (atividade facial e estado de vigília e sono) e fisiológica (taxa de batimento cardíaco). Os dados serão submetidos a analise quantitativa e tratados pelo método estatístico de análise de variância com medidas repetidas, com a comparação intra e entre grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GASPARDO, Cláudia Maria. Dor em neonatos pré-termo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: avaliação e intervenção com sacarose. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.