Busca avançada
Ano de início
Entree

Segmentação e caracterização automatizada do hipocampo em imagens de RM usando morfologia matemática

Processo: 03/05037-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 01 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Roberto de Alencar Lotufo
Beneficiário:André Vital Saúde
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hipocampo   Morfologia matemática   Neuroimagem   Ressonância magnética

Resumo

O uso de imagens de ressonância magnética (RM) em neurologia cresceu significativamente nos últimos anos por tratar-se de um método não-invasivo para o estudo de seres humanos vivos. Estas técnicas criaram uma deficiência de ferramentas eficientes para a segmentação e caracterização tridimensional de estruturas cerebrais. O hipocampo é uma estrutura crítica do cérebro humano. Executa papel essencial no aprendizado e no processamento da memória. Um conjunto de enfermidades está associado a deformações no seu volume e forma, entre elas, Alzheimer, epilepsia e esquizofrenia. Hoje, grande parte da análise desta estrutura é feita manualmente. Um processo extremamente demorado, que requer intensa interação e neurologistas experientes para ser executado. Apesar de existirem ferramentas eficientes para segmentação e caracterização de outras estruturas do cérebro, o processamento do hipocampo em especial continua sendo um desafio. O objetivo deste trabalho é, com o uso de ferramentas de morfologia matemática para processamento de imagens, desenvolver um processo de segmentação do hipocampo que reduza significadamente o número de interações humanas, aproximando-se ao máximo de um processo totalmente automatizado. Com as mesmas ferramentas, desenvolver métodos de caracterização do hipocampo, que possam auxiliar neurologistas no estudo e identificação de patologias relacionadas a esta estrutura cerebral. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAÚDE, André Vital. Esqueletos euclidianos discretos em resolução aumentada. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.