Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de peptídeos vasoativos a partir do plasma de serpentes brasileiras (Bothrops jararaca, Crotalus durissus terrificus e Waglerophis merremii)

Processo: 03/09312-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Ivo Lebrun
Beneficiário:Sandra Alves Barreto Barbosa
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipotensão   Peptídeos   Serpentes   Bradicinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao | Cinina | Hipotensao | Isolamento | Peptideos | Serpentes

Resumo

A Bradicinina (BK), a mais importante das cininas plasmáticas foi descoberta pela primeira vez em mamíferos; é um nonapeptideo com estrutura (Arg- Pro- Pro- Gli- Fen- Ser- Pro- Fen- Arg), foi descrita inicialmente por Rocha e Silva em 1949 e foi, pela primeira vez, obtida em seu estado de pureza, em 1956 no Instituto Biológico de São Paulo (ROCHA E SILVA, 1973). Em mamíferos produz efeitos sobre a musculatura lisa, tais como: contração do íleo de cobaia, útero de rata, estômago de rato, intestino de coelho e relaxamento do duodeno de rato. No aparelho cardiovascular observa-se queda de pressão sanguínea de mamíferos, ação sobre o coração isolado de mamíferos, liberação de catecolaminas, diminuição do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular (capilar). Após a descoberta do sistema calicreína-cininas em mamíferos, veio à busca de novos conhecimentos, sobre o sistema calicreina-cininas em especial sobre a bradicinina ou potenciadores da bradicinina em várias espécies animais, onde na classe dos répteis, as serpentes são algumas delas. Pouco foi estudado o sistema calicreína-cininas em serpentes, mas o que se sabe é que, provavelmente são deficientes do Fator XII (Fator Hageman), um ativador da pré-calicreína em mamíferos. O estudo com o plasma da Bolhrops jararaca (BJ) liberou uma substância semelhante à cinina de mamíferos que produziu hipotensão na serpente e não no rato: esse efeito foi potencializado com o uso do captopril (0,05-0,010 mg/Kg), que inibe a cininase II (PREZOTO et al., 1991; ABDALLA FMF.,1989). O presente trabalho pretende isolar peptídeos vasoativos, em especial peptídeos com a ação semelhante à bradicinina no plasma das serpentes brasileiras citadas no estudo, será analisada a P.A.M da B J e de rato, para analisar seu possível efeito hipotensor, se há ou não homologia nas possíveis cininas obtidas, e poderão ser isoladas possíveis peptídeos potenciadores da bradicinina (BPPs), presentes no plasma destas serpentes. Posteriormente, será feita a caracterização e purificação, até se obter o material que deverá ser seqüenciado. (BURNETT JR JC., 1999). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, S. A.; CHAGURI, L. C. A. G.; PREZOTO, B. C.; LEBRUN, I.. Characterization of two vasoactive peptides isolated from the plasma of the snake Crotalus durissus terrificus. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY, v. 66, n. 4, p. 256-265, . (03/09312-3)
BARRETO, S. A.; CHAGURI, L. C. A. G.; PREZOTO, B. C.; LEBRUN, I.. Effects of three vasoactive peptides isolated from the plasma of the snake Bothrops jararaca. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY C-TOXICOLOGY & PHARMACOLOGY, v. 149, n. 4, p. 552-558, . (03/09312-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Sandra Alves Barreto. Obtenção de peptídeos vasoativos a partir do plasma de serpentes brasileiras (Bothrops jararaca e Crotalus durissus terrificus).. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.