Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos para tomada de decisão individual e em grupo com probabilidades imprecisas

Processo: 03/11165-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fabio Gagliardi Cozman
Beneficiário:Daniel Kikuti
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Teoria da decisão   Tomada de decisão

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver algoritmos para suporte à tomada de decisão (individual e em grupo) na presença de imprecisão no valor de probabilidades. Tipicamente um problema de decisão é definido por custos e probabilidades, a partir dos quais é calculado o custo esperado para cada decisão possível. Na presença de vários agentes, esse esquema leva à teoria de jogos. Existem muitas situações onde incertezas são adequadamente representadas por intervalos de probabilidades ou por conjuntos de probabilidades. O objetivo desse projeto é justamente focar nessas situações, desenvolvendo algoritmos para manipulação de árvores de decisão e para cálculo de equilíbrios em jogos, a partir de intervalos/conjuntos de probabilidades. Serão consideradas aplicações em tomada de decisão conjunta por agentes distribuídos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIKUTI, DANIEL; COZMAN, FABIO GAGLIARDI; SHIROTA FILHO, RICARDO. Sequential decision making with partially ordered preferences. ARTIFICIAL INTELLIGENCE, v. 175, n. 7-8, SI, p. 1346-1365, MAY 2011. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIKUTI, Daniel. Tomada de decisão sequencial com preferências parcialmente ordenadas.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.