Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao do gene abr por real-time rt-pcr em leucemia mieloide cronica (lmc).

Processo: 03/10546-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Lopes Alberto
Beneficiário:Carolina Yaeko Namasu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Leucemia mieloide   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abr | Expressao Genica | Leucemia Mieloide Cronica | Pcr Em Tempo Real

Resumo

Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é a mais comum das doenças mieloproliferativas; origina-se a partir de um precursor hematopoético anormal na medula óssea. 95% dos casos de LMC apresentam alteração citogenética característica definida como cromossomo Philadelphia. Esta translocação funde seqüências do gene BCR com o gene ABL, produzindo proteína anômala (BCR-ABL) com atividade constitutiva de tirosina quinase, e desempenha papel principal na fisiopatologia de LMC. Devido à hiperatividade da proteína BCR-ABL ser responsável pela proliferação neoplásica na LMC, esta proteína foi uma das primeiras selecionadas para inibição seletiva. O mesilato de imatinibe (Glivec) é um inibidor do receptor do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF-R), proteína quinase do BCR-ABL, administrado com sucesso a pacientes portadores de LMC. Alberto e Costa (2003) demonstraram aumento da ordem de 50 vezes na expressão do gene ABR (active BCR- related gene), que apresenta grande homologia com o gene BCR, em amostras de LMC. A deleção de ABR foi descrita em meduloblastoma. Estes fatos apontam para possível papel do ABR na evolução da LMC, até nos casos que se mostraram resistentes ao Glivec. Neste trabalho, pretende-se avaliar a expressão do gene ABR em amostras de medula óssea de pacientes portadores de LMC em fase crônica e em fase acelerada ou crise blástica e após terapêutica com Glivec, através de RT-PCR quantitativo em tempo real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAMASU, Carolina Yaeko. Estudo da expressão do Gene ABR em leucemia mieloide cronica (LMC) utilizando real-time RT-PCR (qPCR),. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.