Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do envolvimento dos loci reguladores da reacao inflamatoria aguda na determinacao da sensibilidade ou resistencia ao choque endotoxico induzido por lipolissacarideo.

Processo: 03/11773-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Andrea Borrego
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inflamação   Repetições de microssatélites
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gene Nramp 1 | Inflamacao | Microssatelites | Sensibilidade Ao Lps

Resumo

Linhagens de camundongos selecionados para a máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) resposta inflamatória aguda apresentam diferença de sensibilidade à infecção pela bactéria Salmonella entérica sorotipo Typhimurium (S. Typhimurium). Os animais AIRmax são mais resistentes com dose letal de 50% (DL50) 1000 vezes maior que os camundongos AIRmin sensíveis. Além disso, estes animais apresentaram um desequilíbrio de freqüência dos alelos R e S do gene Nramp1 (gene pleiotrópico envolvido na sensibilidade a infecções e na ativação de macrófagos), sendo 85% dos AIRmax homozigotos para o alelo R, enquanto 60% dos AIRmin possuem o alelo defectivo. Devido a estas diferenças, produzimos sublinhagens de camundongos homozigotas para os alelos R e S do gene Nramp1, chamadas AIRmaxRR, AIRmaxSS, AIRminRR e AIRminSS, Os animais de ambas as linhagens portadores do alelo S, foram sensíveis à infecção por S. Typhimurium, no entando nos animais AIRmaxSS foi observada uma significante modulação da susceptibilidade, uma vez que a DL50 destes animais foi 800 vezes maior que os AIRminSS. Os animais AIRmax RR resistentes à infecção, foram os mais sensíveis ao choque endotóxico (DL50 22,8 ug). O objetivo maior deste trabalho é estudar o envolvimento de QTL reguladores da resposta inflamatória aguda na determinação da sensibilidade ao choque endotóxico induzido pelo LPS em animais selecionados para a máxima ou mínima resposta inflamatória aguda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORREGO, Andrea. Estudo do envolvimento dos loci reguladores da reação inflamatória aguda na determinação da sensibilidade ou resistência ao choque endotóxico induzido por lipopolissacarídeo.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.