Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo do envolvimento dos loci reguladores da reação inflamatória aguda na determinação da sensibilidade ou resistência ao choque endotóxico induzido por lipopolissacarídeo.

Texto completo
Autor(es):
Andrea Borrego
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo de Franco; Niels Olsen Saraiva Câmara; Gustavo Pompermaier Garlet; Momtchilo Russo; Reinaldo Salomão
Orientador: Marcelo de Franco; Wafa Hanna Koury Cabrera
Resumo

Linhagens de camundongos selecionadas para a máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) resposta inflamatória aguda diferem tanto na susceptibilidade a infecção por Salmonella entérica sorotipo Typhimurium (S. Typhimurium) e ao LPS. Diferentes frequências dos alelos do gene Nramp1, envolvido na resistência inata a infecção por S. Typhimurium, foram encontradas nas linhagens AIRmax e AIRmin. Para o estudo da interação do gene Nramp1 com os loci da inflamação, sublinhagens homozigotas para os alelos R e S deste gene foram produzidas, AIRmaxRR, AIRmaxSS, AIRminRR e AIRminSS. Os animais AIRmaxRR foram sensíveis ao LPS, enquanto que os AIRminSS foram os mais resistentes a endotoxina. Quando desafiados com LPS, os animais AIRmaxRR apresentaram maior nível sérico de citocinas inflamatórias e maior expressão gênica de Tnf, Il6 e Il1b em células de fígado e medula óssea. Os AIRminRR expressaram e produziram maiores níveis de Il10. Através da análise da expressão gênica global em células de medula óssea, os AIRminSS mostraram um número maior de genes envolvidos na resposta ao LPS. (AU)

Processo FAPESP: 03/11773-9 - Estudo do envolvimento dos loci reguladores da reacao inflamatoria aguda na determinacao da sensibilidade ou resistencia ao choque endotoxico induzido por lipolissacarideo.
Beneficiário:Andrea Borrego
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado