Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ocorrência de Staphylococcus aureus e Escherichia coli O157:H7 em rebanhos leiteiros do estado de São Paulo

Processo: 03/12736-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Fernandes de Oliveira
Beneficiário:Helena Fagundes
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli   Leite   Mastite animal   Staphylococcus aureus   Toxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escherichia Coli | Leite | Mastite | Qualidade | Staphylococcus Aureus | Toxinas

Resumo

O trabalho tem como objetivos avaliar a ocorrência de infecções intramamárias causadas por S. aureus e E. coli O157:H7 em rebanhos leiteiros do Estado de São Paulo, bem como verificar a presença destas bactérias no leite de vacas acometidas de mastite sub-clínica, clínica e no leite de mistura de propriedades leiteiras localizadas nas áreas que envolvem as regiões de Ribeirão Preto e Campinas, SP; identificar, entre as amostras positivas para as bactérias citadas, as cepas produtoras de toxinas; e, avaliar a qualidade do leite das propriedades leiteiras. Serão utilizadas 42 propriedades subdivididas em três grupos contendo sete propriedades cada, utilizando-se como critério de divisão o volume de produção de leite total/dia. As colheitas serão realizadas em um período de três meses, onde as amostras de leite serão colhidas mensalmente. As colheitas das amostras serão realizadas em animais que apresentarem escore de CMT maior que 1 e os casos de mastite clínica serão identificados através do teste da caneca de fundo preto. As amostras serão colhidas individualmente por animal, de forma composta. Intercalando com o período de colheita das amostras, serão conduzidas as análises laboratoriais (contagem de mesófilos, psicrotróficos, coliformes totais e identificação dos microrganismos e suas toxinas). Os dados serão analisados através do teste qui-quadrado (para os dados categóricos e nominais) e t de Student para comparar os grupos estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAGUNDES, Helena. Ocorrência de Staphylococcus aureus e Escherichia coli O157:H7 em rebanhos leiteiros do Estado de São Paulo. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.