Busca avançada
Ano de início
Entree

Representacao social da crianca acerca dos velhos.

Processo: 04/05775-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Margareth Brandini Park
Beneficiário:Ewellyne Suely de Lima Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Representações sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Relacoes Integracionais | Representacao Social | Velhos

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva investigar e analisar a representação social de crianças acerca dos velhos, priorizando a contribuição do contato entre crianças e idosos num contexto escolar para o processo de formação dessa representação. Pretende-se lançar mão do desenho aliado à entrevista semi-estuturada da brincadeira para investigar esse processo em um grupo de crianças com idade de 4 a 6 anos. Este grupo será composto por estudantes de escolas públicas, as quais participam de um projeto de formação de professores que ocorre através da parceria da prefeitura de Jarinu, município paulista próximo a Campinas, e o Centro de Memória da Unicamp. Nesse projeto, as crianças da Educação Infantil e séries iniciais têm contato com idosos da comunidade em sala de aula a fim de coletar informações sobre histórias, causos, brincadeiras e cantigas de roda que estes conheciam, assim como sobre ocorrências culturais e históricas do cotidiano do município. Acredita-se que compreendendo as representações sociais que permeiam as relações intergeracionais e investigando a relevância do contato entre idosos e crianças no ambiente escolar, poder-se-á contribuir para a realização de projetos que promovam relações positivas e prazerosas entre os componentes dessas duas faixas etárias. Tais relações podem oferecer subsídios para a construção de uma percepção positiva das crianças sobre os velhos, além de fortalecer a auto-estima dos velhos, fator importante para sua qualidade de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Ewellyne Suely de Lima. Crianças e velhos no Projeto Jarinu tem Memoria: representações sociais e significados. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.