Busca avançada
Ano de início
Entree

Os sentidos da violência escolar: uma perspectiva dos sujeitos

Processo: 04/04296-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Caren Ruotti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14262-5 - Centro de Estudos da Violência, AP.CEPID
Assunto(s):Violência escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Violencia Escolar

Resumo

Esta pesquisa situa-se dentro da temática sobre violência escolar, a qual ganha atualmente destaque como um problema que vem afetando diretamente os processos educativos. O que está em pauta é a própria estrutura da instituição escolar enquanto instituição socializadora diante da violência que, como mostram os estudos já existentes, se configura de diferentes formas. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo, a partir da apreensão das representações dos diferentes membros escolares, caracterizar as manifestações de violência existentes no cotidiano escolar, apreender suas possíveis causas e identificar os efeitos dessas violências no próprio processo de socialização, tendo como foco escolas localizadas em áreas periféricas do município de São Paulo que apresentam acentuadas taxas de criminalidade. A preocupação foca-se em identificar as possíveis relações entre situações sociais mais amplas e a violência na instituição escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)