Busca avançada
Ano de início
Entree

Nefrotoxicidade experimental por ciclosporina - efeito protetor da normalizacao dos niveis de acido urico.

Processo: 04/05026-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marilda Mazzali
Beneficiário:Fernanda Cristina Mazali
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclosporinas   Alopurinol   Ácido úrico   Nefrotoxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Urico | Alopurinol | Arteriolopatia | Benziodarone | Ciclosporina | Nefrotoxicidade

Resumo

Ciclosporina é um medicamento imunossupressor potente, largamente utilizado em transplantes de órgãos e tecidos. Entretanto, apresenta inúmeros efeitos colaterais, entre os quais se destacam a nefrotoxicidade, hipertensão arterial, dislipidemia e hiperuricemia. A nefrotoxicidade caracteriza-se por fibrose intersticial em faixa, atrofia tubular e hialinose arteriolar. Este comprometimento vascular desencadeia um processo de isquemia tecidual, com redução da taxa de filtração glomerular e retenção de urato. Estudos experimentais recentes demonstram que a hiperuricemia está associada à proliferação de células musculares lisas vasculares, agravando a hialinose arteriolar e o grau de lesão histológica da nefrotoxicidade pela ciclosporina. Entretanto, o efeito da normalização dos níveis de ácido úrico neste modelo não foi estudada. Desta forma, o presente projeto tem como hipótese que a normalização dos níveis de ácido úrico apresentaria efeito protetor no desenvolvimento da nefrotoxicidade crônica por ciclosporina. Para tanto, ciclosporina será administrada a (Sprague Dawley, machos), por um período de 5 semanas, em associação com um inibidor da síntese de purinas (alopurinol) ou um agente uricosúrico (benziodarone). Ao final do período, análise de filtração glomerular, níveis de urato e avaliação morfológica quantitativa do tecido renal serão realizados. O resultado esperado de que a normalização dos níveis de ácido úrico apresente efeito protetor no desenvolvimento de lesão vascular e intersticial induzidas pela ciclosporina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZALI, FERNANDA CRISTINA; JOHNSON, RICHARD J.; MAZZALI, MARILDA. Use of Uric Acid-Lowering Agents Limits Experimental Cyclosporine Nephropathy. NEPHRON EXPERIMENTAL NEPHROLOGY, v. 120, n. 1, p. E12-E19, . (04/05026-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZALI, Fernanda Cristina. Nefrotoxicidade experimental por ciclosporina: efeito protetor da normalização dos niveis de acido urico. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.