Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de biomateriais baseados em hidrogéis de N-isopropilacrilamida / ácido acrílico para liberação localizada de óxido nítrico

Processo: 04/11202-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Regiane da Silva Gonzalez
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Óxido nítrico

Resumo

Os S-nitrosotiois (RSNOs) são doadores de óxido nítrico (NO) e podem ser utilizados em várias aplicações biomédicas se forem incorporados em matrizes que atuem como veículo de liberação controlada. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de novos biomateriais, na forma de hidrogéis (N-isopropilacrilamida/ácido acrílico, PNIPAAm-co-AAc), e PVA e PAAc funcionalizados por conjugação a moléculas que contenham em sua estrutura o grupo R-SNO. Estas matrizes serão sintetizadas objetivando a liberação localizada e controlada de óxido nítrico em aplicações biomédicas. Os polímeros a serem usados na preparação dos hidrogéis serão sintetizados e os RSNOs serão obtidos pela nitrosação dos peptídeos precursores. As matrizes poliméricas serão caracterizadas através da determinação de suas propriedades térmicas de gelificação e de separação de fases em soluções aquosas. As cinéticas de liberação de NO a partir dos hidrogéis serão caracterizadas em diferentes condições de pH, concentração dos polímeros e temperatura, com o objetivo de se controlar a taxa de liberação local de NO em aplicações tópicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEABRA‚ A.B.; DA SILVA‚ R.; DE SOUZA‚ G.F.P.; DE OLIVEIRA‚ M.G. Antithrombogenic Polynitrosated Polyester/Poly (methyl methacrylate) Blend for the Coating of Blood-Contacting Surfaces. ARTIFICIAL ORGANS, v. 32, n. 4, p. 262-267, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONZALEZ, Regiane da Silva. Preparação, caracterização morfologica e aplicações de hidrogeis de P(N-isopropilacrilamida-co-acido acrilico). 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.