Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao de biomateriais baseados em hidrogeis de n-isopropilacrilamida/acido acrilico para liberacao localizada de oxido-nitrico.

Processo: 03/12024-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Regiane da Silva Gonzalez
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):S-nitrosotióis   Soluções poliméricas   Óxido nítrico   Hidrogéis

Resumo

O óxido nítrico (NO) é uma espécie endógena responsável por vários processos fisiológicos fundamentais, como o controle da pressão arterial, a modulação da neurotransmissão, as reações imunológicas, e a inibição, da agregação plaquetária S-nitrosotiois (RSNOs) são doadores espontâneos de NO e podem ser utilizados em várias aplicações biomédicas, se forem incorporados em matrizes que atuem como veículo de liberação de NO. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de novos biomateriais, na formã de hidrogéis baseados em N-isopropilacrilamida/ácido acrílico PNIPAAm-co-AAc e PNIPPAm conjugado com outros polímeros e peptídeos nitrosados, para a liberação localizada e controlada de óxido nítrico em aplicações biomédicas. Os polímeros a serem usados na preparação dos hidrogéis serão sintetizados com base em métodos já descritos na literatura. Os peptídeos serão nitrosados com base em métodos já desenvolvidos no laboratório. Os hidrogéis serão caracterizados através da determinação de suas propriedades térmicas de gelificação e de separação de fases em soluções aquosas. As cinéticas de liberação de NO a partir dos hidrogéis será caracterizada em diferentes condições de pH, concentração dos polímeros e temperatura, com o objetivo de se controlar a taxa de liberação local de NO em aplicações tópicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEABRA, AMEDEA BAROZZI; SILVA, REGIANE DA; OLIVEIRA, MARCELO G. DE. Polynitrosated polyesters: preparation, characterization, and potential use for topical nitric oxide release. Biomacromolecules, v. 6, n. 5, p. 2515-2520, 2005.
SEABRA‚ A.B.; DA SILVA‚ R.; DE OLIVEIRA‚ M.G. Polynitrosated polyesters: preparation‚ characterization‚ and potential use for topical nitric oxide release. Biomacromolecules, v. 6, n. 5, p. 2512-2520, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.