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Avaliação da influência do estado de conservação de rodovias nas emissões de gás carbônico pelos veículos de transporte de cargas

Processo: 03/03009-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:José Vicente Caixeta Filho
Beneficiário:Daniela Bacchi Bartholomeu
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Rodovias   Transporte de carga   Emissões de veículos   Gases do efeito estufa   Créditos de carbono   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concessoes Rodoviarias | Efeito Estufa | Emissoes De Gas Carbonico | Pedagio | Transporte De Cargas

Resumo

Com o processo de privatização da malha rodoviária brasileira iniciado na década de 90 houve a instalação de inúmeras praças de pedágio nas rodovias sob concessão da iniciativa privada, provocando um aumento nos gastos com tarifas de pedágio e incentivando os motoristas a Utilizarem rodovias vicinais. Entretanto, estas rodovias alternativas apresentam pior estado de conservação, maior número de buracos, sinalização precária etc., o que acaba exigindo maiores esforços do caminhão e acarretando maiores emissões de gás carbônico. O presente trabalho tem como principal objetivo quantificar a diferença de emissões de gás carbônico por caminhões em rotas importantes do Estado de São Paulo em trajetos em diferentes estados de conservação e, em seguida, analisar como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pode vir a auxiliar na redução das taxas de emissões de gás carbônico, através de negociações de créditos de Carbono. Os resultados obtidos serão analisados com o apoio de técnicas de estatística descritiva. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARTHOLOMEU, Daniela Bacchi. Quantificação dos impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.