Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensoes da relacao familia-escola: programa de intervencao para professores como agentes de promocao do envolvimento parental.

Processo: 05/50618-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Renata Christian de Oliveira Pamplin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Transtornos de aprendizagem   Professores   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldades De Aprendizagem | Educacao Especial | Escola | Famila | Professores

Resumo

Muitos estudos têm evidenciado a correlação entre aspectos do ambiente familiar e o desempenho acadêmico de crianças, sugerindo que a parceria entre os sistemas familiar e escolar pode ser uma das alternativas para a prevenção ou atenuação das dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo objetiva elaborar, implementar e avaliar um programa de intervenção para professores de Educação Especial, visando promover as relações cotidianas estabelecidas entre os professores e as famílias por meio da provisão de informações. As intervenções acontecerão em reuniões semanais de 2 horas de duração, por um período de aproximadamente 4 meses, e terão como meta sensibilizar o professor diante das características apresentadas pelas famílias, bem como instrumentalizá-lo por meio de suporte e material informacionais, buscando estabelecer um canal de comunicação entre ele e a família de seu aluno. Os participantes serão professores e famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem que freqüentam o ensino público municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados realizar-se-á por meio de questionários, protocolos e de entrevista semi-estruturada. Os dados quantitativos serão analisados com base no teste estatístico de Mann-Whitney e pela análise de variância, e os qualitativos, pela análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)