Busca avançada
Ano de início
Entree

Graos e subprodutos da canola na alimentacao de cordeiros.

Processo: 05/53173-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Jane Maria Bertocco Ezequiel
Beneficiário:Viviane Correa Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Eficiência   Gorduras   Conversão alimentar   Digestibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conversao Alimentar | Desempenho | Digestibilidade | Gordura | Ovinos | Proteina Bruta

Resumo

O objetivo deste trabalho será o de estudar a inclusão de grãos, farelo ou torta de canola na alimentação de ovinos e seus efeitos sobre a digestibilidade, desempenho e características de carcaça de cordeiros. As dietas serão isoprotéicas, com 15% de (matéria seca) e isoenergéticas com 2,48 Meai EM/kg MS, fornecidas na proporção volumoso: concentrado de 40:60, denominadas de Dieta CG (feno de capim coastcross+canola em grão integral como parte do concentrado), Dieta FC (feno de capim coastcross+farelo de canola como parte de concentrado) e Dieta TC (feno de capim coasteross+torta de canola como parte do concentrado). Para a avaliação dessas dietas será conduzido um ensaio de digestibilidade utilizando três cordeiros machos da raça Santa Inês, adotando-se o método de coleta total de fezes. Os animais serão colocados em gaiolas individuais e adaptados para o uso de sacolas. Serão determinados os coeficientes de digestibilidade da matéria seca, matéria orgânica, proteína-bruta, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra solúvel em detergente neutro, carboidratos totais e nutrientes digestíveis totais. As mesmas dietas serão utilizadas no estudo do desempenho onde serão utilizados 24 cordeiros machos inteiros, desmamados, com idade média de 60 dias e peso médio inicial de 17 kg, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. Serão avaliados o ganho de peso, consumo, conversão alimentar e as características das carcaças. Ao atingirem 32 kg os animais serão abatidos e suas carcaças avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Viviane Correa. Grãos e subprodutos da canola na alimentação de ovinos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.