Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao molecular da interacao entre proteinas envolvidas no controle da expressao genica e a proteina efetora ptha, indutora do cancro citrico.

Processo: 07/57308-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Celso Eduardo Benedetti
Beneficiário:Tiago Antonio de Souza
Instituição Sede: Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Xanthomonas citri   Interação proteína-proteína   Duplo-híbrido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arf | Duplo-Hibrido | Hmg | Interacao Proteina-Proteina | Ptha/Avrbs3 | Xanthomonas Citri

Resumo

O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri (Xac), constitui uma doença que afeta a maioria das espécies do gênero Citrus, ocorre praticamente em todos continentes e se destaca como uma das maiores ameaças à citricultura brasileira. No Brasil, o cancro cítrico está presente de forma endêmica nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A doença é facilmente disseminada pelas chuvas, ventos fortes e pelo próprio homem, através do manejo indiscriminado de instrumentos de colheita contaminados. O mecanismo molecular pelo qual Xac causa cancro não é inteiramente conhecido, entretanto, sabe-se que a bactéria, ao infectar a planta, utiliza o sistema secretório tipo III (T3S) para injetar proteínas de patogenicidade, entre elas, PthAs da família AvrBs3/PthA. Quando expresso na célula hospedeira, PthA induz lesões características do cancro, como hipertrofia e hiperplasia e estudos recentes tem sugerido que membros dessa família atuam como fatores de transcrição. Portanto, a elucidação de como PthA ativa a transcrição c de grande importância para o entendimento do seu mecanismo de ação e desenvolvimento das lesões do cancro. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo caracterizar interações entre a proteína PthA de Xac e proteínas de laranja doce (Citrus sinensis) previamente identificadas e confirmadas em ensaios de duplo híbrido de leveduras. Dentre as proteínas identificadas, duas delas se destacaram, por estarem envolvidas na regulação da transcrição gênica em plantas. ARF (Auxin response factor) é um fator de transcrição envolvido na transcrição de genes sensíveis à auxina, sendo que vários destes estão up-regulados na infecção por XAC. Outra proteína identificada possui um HMG-box, domínio relacionado à regulação gênica em eucariotos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Tiago Antonio de. Caracterização molecular da interação entre proteínas de citros envolvidas no controle da expressão gênica e a proteína efetora bacteriana PthA, indutorra do cancro cítrico. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.