Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do MDMA (3,4 metilenodioximetanfetamina) sobre a atividade de neutrófilos em camundongos

Processo: 05/52288-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:João Palermo Neto
Beneficiário:Viviane Ferraz de Paula
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14128-0 - Neuroimunomodulação: efeitos do estresse e de citocinas nas relações bidirecionais entre os sistemas nervosos central e imune, AP.TEM
Assunto(s):Fagocitose   Imunidade inata   N-metil-3,4-metilenódioxianfetamina   Ecstasy   Neutrófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecstasy | Fagocitose | Imunidade Inata | Mdma | Neutrofilos

Resumo

A neuroimunomodulação é um ramo da ciência que estuda o relacionamento do Sistema Nervoso com os vários componentes do Sistema Imune.O N-metil-3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) ou ecstasy é uma substância sintética, desenvolvida em 1914 como inibidor do apetite; porém, nos anos 80 passou a ser utilizada como droga de abuso. O MDMA é um potente liberador de neurotransmissores (NT), dentre os quais, de serotonina e de dopamina. A literatura tem mostrado que células do sistema imune apresentam receptores para esses NT. Assim, é possível acreditar que o MDMA possa interferir com a imunidade modificando a atividade do SNC e, desta forma, aquela do eixo HPA e/ou do SNAS É possível, também, que mediadores químicos liberados pelo MDMA atuem em células imunes mudando sua atividade De fato, sabe-se que os fagócitos são, sabidamente, regulados pelas atividades do eixo HPA e/ou do SNAS Por lado, estudos têm demonstrado que o MDMA altera a imunidade inata, suprimindo o burst oxidativo de neutrófilos em resposta à fagocitose do zimozan opsonizado. Portanto, diante da importância e da atividade dos neutrófilos nas interações entre os Sistemas Nervoso e Imune, e do envolvimento do ecstasy com a atividade do SNC e com a imunidade, pareceu-nos relevante abordar de forma mais aprofundada, os aspectos neuroimunológicos do MDMA sobre a atividade de neutrófilos em camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ-DE-PAULA, V.; STANKEVICIUS, D.; RIBEIRO, A.; PINHEIRO, M. L.; RODRIGUES-COSTA, E. C.; FLORIO, J. C.; LAPACHINSKE, S. F.; MOREAU, R. L. M.; PALERMO-NETO, J.. Differential behavioral outcomes of 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA-ecstasy) in anxiety-like responses in mice. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 5, p. 428-437, . (05/52288-1, 04/14128-0)
DE PAULA, VIVIANE FERRAZ; RIBEIRO, ALISON; PINHEIRO, MILENA L.; SAKAI, MONICA; LACAVA, MARIANA C. R.; LAPACHINSKE, SILVIO F.; MOREAU, REGINA L. M.; PALERMO-NETO, JOAO. Methylenedioxymethamphetamine (Ecstasy) Decreases Neutrophil Activity and Alters Leukocyte Distribution in Bone Marrow, Spleen and Blood. NEUROIMMUNOMODULATION, v. 16, n. 3, p. 191-200, . (05/52288-1, 04/14128-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Viviane Ferraz de. Avaliação dos efeitos do N-metil-3,4 metilenodioximetanfetamina (MDMA - Ecstasy) sobre parâmetros comportamentais, neuroendócrinos e de atividade de neutrófilos em camundongos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.