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Adaptação cultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) para escolares de ensino público

Texto completo
Autor(es):
Monique Herrera Cardoso
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-11-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Simone Aparecida Capellini
Resumo

Este estudo tem como objetivos traduzir e adaptar para a cultura brasileira o Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH), e investigar o desempenho dos escolares na adaptação brasileira do procedimento. A fim de alcançá-los, dividiu-se este estudo em duas fases, sendo a fase 01, voltada para a adaptação, e a fase 02, voltada para a investigação. O procedimento metodológico da fase 01, seguiu as etapas: (1) avaliação de equivalências conceitual e de itens, e (2) avaliação da equivalência semântica. Como resultado da primeira etapa (1), verificou-se que por meio de revisões bibliográficas e discussões com os integrantes do comitê de juízes, que os conceitos e os itens são equivalentes nas duas culturas (Britânica e Brasileira). Na etapa 2, foi realizada a adaptação de uma frase para um pangrama na língua portuguesa e definiu-se o uso da letra cursiva na tarefa “Escrita do alfabeto”. Verificou-se que a tradução foi válida e, portanto pôde-se elaborar a versão em português, a qual foi aplicada no estudo piloto com 32 escolares, sendo 4 para cada faixa etária estudada (de 9 a 16 anos), constatando-se fácil aplicabilidade, devido à aceitabilidade e a compreensão dos escolares nas tarefas propostas, não havendo necessidade de novos ajustes semânticos na versão adaptada do procedimento. A partir desses resultados, iniciou-se a fase 02, em que participaram 658 escolares de 05 escolas públicas, localizadas na cidade de Marília (SP) e região, que apresentavam idades entre 09 anos e 16 anos e 11 meses, divididos em oito grupos: 102 escolares no GI (09 anos), 99 no GII (10 anos), 86 no GIII (11 anos), 90 no GIV (12 anos), 87 no GV (13 anos), 68 no GVI (14 anos), 61 no GVII (15 anos) e 65 no GVIII (16 anos). A coleta foi realizada em grupos de 15 a 20 escolares, aplicando, em uma única sessão (de no máximo 50 minutos), as cinco tarefas do DASH. Os dados... (AU)

Processo FAPESP: 12/04513-0 - Adaptação cultural do detailed assessment of speed of handwriting (DASH) para escolares de ensino público
Beneficiário:Monique Herrera Cardoso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado