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Realismo e formalismo como pólos de composição fílmica

Texto completo
Autor(es):
Lucas Bastos Guimarães Baptista
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristian da Silva Borges; Arlindo Ribeiro Machado Neto; Carlos Adriano Jeronimo de Rosa
Orientador: Cristian da Silva Borges
Resumo

O projeto tem por objetivo o estudo da composição fílmica a partir da polarização entre realismo e formalismo. Em um primeiro momento, compreende os principais pontos definidos por André Bazin e Hollis Frampton, apresentando algumas de suas observações e críticas do que consideravam as características fundamentais do cinema. Em seguida, é proposta uma ampliação dessa comparação, num diálogo com obras e autores que de alguma maneira orbitaram em torno de Bazin e Frampton. Investigando as maneiras pelas quais as duas tendências se opõem, e quais aspectos relativos à composição são evidenciados por elas, o trabalho busca ainda uma possível complementaridade, uma abordagem que as considere igualmente como partes de um mesmo espectro. (AU)

Processo FAPESP: 12/24507-4 - Realismo e formalismo como pólos de composição fílmica
Beneficiário:Lucas Bastos Guimarães Baptista
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado