Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos adjuvantes de derivados da toxina termo-lábil de Escherichia coli (LTI) na resposta de anticorpos específicos voltados para o domínio III da glicoproteína e do vírus dengue tipo 2 (DENV2).

Texto completo
Autor(es):
Denicar Lina Nascimento Fabris
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Carlos de Souza Ferreira; Claudio Romero Farias Marinho; Daniela Santoro Rosa
Orientador: Luis Carlos de Souza Ferreira
Resumo

As toxinas termo-lábeis (LT) produzidas por linhagens de Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) são adjuvantes com um importante foco em pesquisas acadêmicas e aplicadas, entretanto pouco é conhecido sobre a capacidade desses adjuvantes em induzir diferentes padrões de glicosilação em anticorpos IgG. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a capacidade dos adjuvantes LT1 e seus derivados atóxicos (LT1-K63 e LT1-B) influenciarem na qualidade da resposta imunológica humoral, particularmente quanto aos perfis de glicosilação dos anticorpos IgG EIII-específicos. A administração das LTs proporcionaram a potencialização da resposta de anticorpos antígeno-específicos, modularam o perfil de subclasses de IgG, melhoraram a capacidade de neutralização viral e induziram diferentes perfis de glicosilação presentes na estrutura dos anticorpos induzidos. Os resultados obtidos demonstram a importância dos adjuvantes no perfil de glicosilação de anticorpos antígeno-específicos e sugerem a influência da glicosilação na funcionalidade desses anticorpos. (AU)

Processo FAPESP: 11/12751-5 - Efeitos adjuvantes de derivados da toxina termo-lábil de Escherichia coli (LT1) na resposta de anticorpos específicos voltados para o domínio III da glicoproteína E do vírus dengue tipo 2 (DENV2).
Beneficiário:Denicar Lina Nascimento Fabris
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado