Busca avançada
Ano de início
Entree


Impacto geno e citotóxico em populações do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ucididae), em manguezais do estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Luís Felipe de Almeida Duarte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Resumo

O presente estudo avaliou o grau de contaminação da água, sedimento, vegetação arbórea (Rhizophora mangle) e do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) por metais, em seis manguezais paulistas, bem como o impacto geno e citotóxico sobre as populações deste crustáceo, com base na frequência de hemócitos (hialinócitos) micronucleados e tempo de retenção do vermelho neutro pelos lisossomos. Os manguezais são áreas de preservação permanente (APPs) e berçários de diversas espécies animais, incluindo o caranguejo-uçá, que é amplamente comercializado e consumido pelo homem em regiões litorâneas. Seis áreas de manguezal do Estado de São Paulo (Cananéia, Iguape, Juréia, Cubatão, São Vicente e Bertioga) foram avaliadas, sendo cada uma representada por três subáreas de amostragem. Amostras de sedimento, folhas da vegetação arbórea (R. mangle), estruturas corpóreas do caranguejo-uçá (U. cordatus) e água da galeria deste crustáceo foram coletadas para a quantificação de seis metais totais (Cd, Cu, Pb, Cr, Mn e Hg), por espectrometria de absorção atômica. As dosagens de metais obtidas foram submetidas à ANOVA, com as médias comparadas por Tukey (5%). Os resultados obtidos quanto ao comportamento dos seis metais totais se coadunam com a literatura especializada, já que o Cd, Pb, Cr e Hg se acumularam mais no sedimento do que nos demais compartimentos abiótico-bióticos analisados, enquanto o Cu e Mn apresentaram maiores concentrações nas estruturas corpóreas de U. cordatus e nas folhas de R. mangle, respectivamente. Considerando a disponibilidade de metais associados à água, sedimento e folhas de R. mangle, os resultados evidenciam que cada área de manguezal (localidade) possui um ou mais metais em maiores proporções relativas, a saber: Cubatão e Bertioga: Pb e Cd; São Vicente: Hg; Juréia: Cr; Iguape: Cu, Mn e Hg; e Cananéia: Mn (em menor escala). Em relação ao acúmulo de metais nas amostras de... (AU)

Processo FAPESP: 10/01552-9 - Impacto genotóxico em populações do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763)(Crustacea, Brachyura, Ucididae), em cinco manguezais do Estado de São Paulo, Brasil.
Beneficiário:Luis Felipe de Almeida Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado