Busca avançada
Ano de início
Entree


Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização

Texto completo
Autor(es):
Paola Matiko Martins Okuda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2015-05-14.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Simone Aparecida Capellini
Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida em três estudos: O Estudo 1 está voltado para a elaboração de um Programa de Intervenção Motora baseado no Modelo de Resposta à Intervenção para escolares de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) no início da alfabetização. O Programa de Intervenção Motora foi elaborado em 8 sessões de intervenção com atividades graduadas com complexidade crescente e com habilidades motoras que se somam a partir da segunda sessão, e um Questionário de Observação Motora único para todas as sessões. Após a elaboração do programa foi realizado o estudo da aplicabilidade como parte do Estudo 2. O Estudo 2, voltado para verificar a aplicabilidade do Programa de Intervenção Motora (PIM), em escolares de risco para TDC e a identificação de escolares com TDC após a aplicação do PIM, elaborado no estudo 1. Participaram 89 escolares do 1º ano do ensino fundamental I de duas escolas municipais, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 6 anos e 6 anos e 8 meses. Este estudo foi composto de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Todos os escolares foram avaliados com o Movement Assessment Battery for Children, second edition - MABC-2 em situação de pré e pós-testagem. Os escolares que obtiveram percentil 5 (alterações motoras severas), e percentil entre 6 e 15 (alterações motoras moderadas), na pontuação total do teste foram considerados escolares de risco para TDC. Na pré-intervenção, os escolares foram separados em dois grupos: Grupo I (GI), grupo de intervenção, com 16 escolares de risco para TDC, e Grupo II (GII), grupo sem intervenção, com 73 escolares sem alterações motoras. Os resultados revelaram que houve aplicabilidade tanto para o PIM como para o Questionário de Observação Motora. O GII obteve desempenho motor superior ao GI na avaliação pré e pós-intervenção; o desempenho do GI foi estatisticamente significante após a ... (AU)

Processo FAPESP: 12/25356-0 - Identificação e intervenção precoce do transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares em início de escolarização
Beneficiário:Paola Matiko Martins Okuda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado