Busca avançada
Ano de início
Entree


Expressão de genes relacionados à remodelação óssea na fase inicial da reabsorção do rebordo residual em mandíbulas humanas

Texto completo
Autor(es):
Elis Andrade de Lima Zutin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José dos Campos. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos
Data de defesa:
Orientador: Antonio Olavo Cardoso Jorge; Márcia Sampaio Campos
Resumo

O entendimento da reabsorção do rebordo residual (RRR) pode fornecer uma base científica importante para melhorar tratamentos restauradores e terapêuticos de pacientes edêntulos. O presente estudo teve como objetivo principal buscar marcadores moleculares envolvidos com a remodelação óssea no tecido ósseo proveniente de mandíbulas que sofreram a extração dos dentes remanescentes em período inferior a dois meses (no qual a RRR é mais intensa). O grupo de amostras analisadas no estudo foi composto por cinco indivíduos que sofreram extração dentária na área operada há menos de dois meses e por um paciente que sofreu extração dentária na área operada há mais de cinco anos, que foi usado como calibrador. Todos os pacientes tiveram os seus dados clínicos anotados e a radiografia panorâmica dos pacientes foi utilizada para realização de traçados para avaliação de características anatômicas previamente relacionadas com RRR. O RNA das amostras foi extraído e apresentaram pureza entre 1,8 e 2,0. A síntese de cDNA foi realizada pela técnica do qRT-PCR. Para as análises quantitativas, todas as reações foram realizadas em placas customizadas de 96 poços específicas para PCR em tempo real, utilizando iniciadores de 40 genes envolvidos no metabolismo ósseo. Levando-se em consideração o nível de expressão e a menor variação entre os genes de referência, HPRT1 foi o gene escolhido como normalizador. A média da idade dos indivíduos foi de 53,8 ± 5,6 anos e apenas um dos sujeitos da pesquisa era do gênero feminino. Em todas as amostras analisadas, ocorreu maior presença de genes-alvo sub-expressos (em verde), seguidos dos super-expressos (em vermelho) e dos moderadamente expressos (em preto). Foi observada intensa atividade de remodelação óssea nos pacientes com remodelação óssea inicial, os quais apresentavam grande heterogeneidade individual na expressao de genesde formação e reabsorção óssea. No.... (AU)

Processo FAPESP: 11/15145-9 - Expressão de genes relacionados à formação e reabsorção óssea na fase inicial e tardia da reabsorção do rebordo residual em mandíbulas humanas.
Beneficiário:Elis Andrade de Lima Zutin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado