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Contradições no uso de tecnologias em contexto de estágio de um curso de Letras: o professor de inglês em formação inicial no ensino superior

Texto completo
Autor(es):
Janara Barbosa Baptista
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2015-09-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Profa. Dra. Ana Mariza Benedetti
Resumo

Com o advento da era digital, há a necessidade de um olhar crítico em direção aos cursos de Licenciatura em Letras a fim de assegurar que futuros professores de línguas estrangeiras estejam sendo preparados para o desafio de refletir criticamente e ajudar alunos a se comunicar fazendo uso de tecnologias atuais dentro e fora da sala de aula. Por essa razão, este trabalho objetiva justamente verificar como ocorre a formação de professores em relação ao uso de tecnologias de informação e comunicação durante um estágio de língua inglesa, que faz parte de uma disciplina a distância que enfoca esse uso, de um curso de Licenciatura em Letras de uma faculdade privada, focalizando como um grupo de futuros professores lida com essas tecnologias e quais contradições são enfrentadas. Seu referencial teórico baseia-se nos conceitos relacionados a formação de professores de línguas (GIMENEZ, 2004, 2005; GIL, 2005; JOHNSON, 2009; SILVA; ARAGÃO, 2013; PAIVA, 2012) e ao uso de tecnologias (BAX, 2003, 2011; PAIVA, 2008, 2012, 2013; BRAGA, 2013; MAYRINK, GARGIULO, 2013), e nos fundamentos da Teoria da Atividade (VYGOTSKY, 1978; LEONTIEV, 1981; ENGESTRÖM, 1987, 1999, 2001, 2008, 2009). Já em relação à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e cunho etnográfico, e foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários abertos e fechados, observações dos estágios de língua inglesa, sessões de reflexão, entrevistas semiestruturadas, relatório final da disciplina e diários reflexivos da professora-pesquisadora. Os resultados indicam que a experiência na disciplina a distância possibilitou que os participantes discutissem e refletissem sobre tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de línguas embora eles tenham feito um uso tradicional das tecnologias nas aulas do estágio. Ademais, contradições históricas parecem influenciar o sistema de Atividade investigado (a saber: uso de tecnologias nas aulas... (AU)