Busca avançada
Ano de início
Entree


Um estudo sobre licenciatura de matemática oferecida na modalidade à distância

Texto completo
Autor(es):
Flávio de Souza Coelho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2015-09-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Resumo

Com a presente Investigação, realizada com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, buscamos compreender a Licenciatura de Matemática, efetuada à distância, oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, acontecendo na atualização do seu Projeto Pedagógico. A indagação condutora foi assim exposta: Que Licenciatura de Matemática à distância é essa, a oferecida pela UFJF? A pesquisa é de âmbito qualitativo, segundo uma abordagem fenomenológica. Valemo-nos, principalmente de estudos de obras do filósofo Edmund Husserl e de outros fenomenólogos. Compreendendo que o movimento de atualização de um projeto se realiza pelas ações efetuadas nas vivências de pessoas que, no curso, ocupam posições e desempenham papéis, fomos aos sujeitos significativos e entrevistamos o coordenador do curso, uma professora de disciplina de Matemática, uma professora responsável por disciplinas de formação pedagógica, tutores à distância. O Polo de Apoio presencial de Timóteo (MG) mostrou-se significativo por contar com duas turmas de alunos, sendo uma delas em fase final do curso e, nele, entrevistamos as coordenadoras, a tutora presencial, alunos exitosos, alunos desperiodizados e alunos desistentes. Aos entrevistados, dirigimo-nos com duas perguntas, Como você se inseriu na EaD? e Como você se vê nessas atividades: no momento, com lembranças de movimentos havidos no passado e como se percebe no futuro?. Transcrevemos seus relatos e procedemos às interpretações/compreensões hermenêuticas dos ditos por eles. À luz de nossa indagação e, pondo em parênteses o que a literatura diz sobre EaD, realizamos movimentos de redução fenomenológica, pelos quais destacamos 739 unidades de significado (USg) das falas diretas dos depoentes. Adentrando aos sentidos e significados do que cada uma dessas USg nos diz acerca do indagado, um novo movimento de redução nos... (AU)

Processo FAPESP: 12/04171-1 - Um estudo sobre licenciatura de matemática oferecida na modalidade à distância
Beneficiário:Flavio de Souza Coelho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado