Busca avançada
Ano de início
Entree


Educação a distância online: potencialidades para a formação de professores que ensinam matemática

Texto completo
Autor(es):
Juliana França Viol Paulin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2015-09-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as potencialidades da EaD online na constituição de espaços que favoreçam o processo de formação de professores que ensinam Matemática. Visando atender este objetivo, desenvolvemos esta investigação norteados pela seguinte questão investigativa: Como a EaD online se mostra na região de inquérito sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática? Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise e constituímos dados a partir de três contextos práticos da investigação - Teses e Dissertações; Artigos Científicos do SIPEM; Entrevistas com Professores/Pesquisadores -, que foram analisados seguindo procedimentos, que estão baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Em um primeiro momento, desenvolvemos um mapeamento crítico das Teses, Dissertações e Artigos que revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Em um segundo momento, procedemos à busca pelas potencialidades da EaD online para a constituição de espaços formativos junto aos três contextos práticos da pesquisa que nos conduziram à identificação de quatro categorias de análise: A constituição da profissionalidade docente na EaD online; O processo de ensino e aprendizagem em cursos de Formação de Professores a distância; O processo de Formação de Professores a distância; e A Epistemologia da EaD online para a Formação de Professores. Estas categorias foram analisadas à luz de aportes teórico-metodológicos sobre a EaD e a Formação de... (AU)

Processo FAPESP: 11/08669-1 - Educação a Distância: Potencialidades Didático-pedagógicas para a Formação de Professores que Ensinam Matemática
Beneficiário:Juliana França Viol Paulin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado