Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos dos hormônios tireoidianos sobre a regulação da expressão de proteínas envolvidas com a lipólise no tecido adiposo branco subcutâneo e visceral.

Texto completo
Autor(es):
Mariana de França Oliveira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Tereza Nunes; Maria Luiza Morais Barreto de Chaves; Lila Missae Oyama
Orientador: Maria Tereza Nunes
Resumo

Os hormônios tireoidianos (HT) executam um papel lipolítico importante no Tecido Adiposo Branco (TAB), sendo este efeito mediado por meio do aumento da expressão de receptores beta adrenérgicos na membrana do adipócito, o que aumenta a sensibilidade deste tecido as catecolaminas. Sabe-se que os principais efetores da ação lipolítica nesse tecido são a lipase hormônio sensível (LHS) e a lipase dos triglicerídeos dos adipócitos (ATGL), as quais hidrolisam os triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Além disso, outros componentes estão envolvidos na atividade lipolítica, como as perilipinas, proteínas estas que envolvem a gota de gordura, formando uma barreira contra a ação da LHS e ATGL, de modo que precisam ser fosforiladas para que a LHS e ATGL possam exercer seu efeito lipolítico. Considerando: (a) a importância do tecido adiposo na homeostase energética e como fonte de citocinas, as quais estão relacionadas com a sensibilidade tecidual à insulina; (b) que a função e o metabolismo do tecido adiposo variam com a sua distribuição regional, e (c) que as ações lipolíticas dos HT, importantes reguladores da homeostase energética, têm sido muito pouco exploradas, pretendemos investigar, em ratos, (i) se os HT interferem na expressão da LHS, ATGL, perilipina A e dos receptores beta3 adrenérgicos no tecido adiposo branco, e (ii) se essas ações diferem nos distintos depósitos de gordura, o que poderia ampliar o campo de conhecimento sobre os efeitos lipolíticos destes hormônios e a nossa compreensão sobre a contribuição deles nas complicações associadas à obesidade e suas co-morbidades. (AU)

Processo FAPESP: 13/09244-0 - Efeito do hormônio tireoidiano sobre a regulação da expressão de proteínas envolvidas com a lipólise no tecido adiposo branco subcutâneo e visceral
Beneficiário:Mariana de França Oliveira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado